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Seja para monetizar, gerar lead, fomentar autoridade ou usar como estratégia de rankeamento no Google, o blog pode ser um dos seus aliados mais poderosos.
Criar um blog é uma das estratégias mais versáteis no universo digital. O ponto é que não basta criar o blog. É necessário, acima de tudo, projetá-lo e nutri-lo de acordo com a estratégia. Quando o blog é utilizado da forma certa, as oportunidades são ilimitadas. Você sabe quais são as principais estratégias possíveis?
Monetização
Construção de Autoridade
SEO
Geração de Leads
Um blog de nicho, ou seja, especializado em um determinado assunto de mercado, conquista o poder da relevância.
Quanto melhor for a qualidade das informações de um blog voltado especificamente para um tema, maior tende a ser a consolidação desse blog.
Por tabela, quanto mais bem posicionado esse blog estiver no Google, maior será o tráfego, ou seja, volume de usuários que acessam a página e podem se transformar em leads.
Além disso, é possível monetizar um blog com anúncios do Google Adsense, por exemplo, que paga ao parceiro tanto por visualizações quanto por cliques nos anúncios exibidos.
Dica! O próprio Google tem uma calculadora que estima quais são os ganhos financeiros possíveis de acordo com o segmento e região: https://www.google.com/intl/pt-BR_br/adsense/start/
Outra estratégia do blog é fomentar uma autoridade. Na sua área de atuação, quem são as principais referências? Quem são os principais players no seu mercado?
Vamos imaginar o seguinte: considere suas principais dúvidas no seu segmento de atuação. Agora, digamos que você faça uma pesquisa e seja impactado por um artigo de um profissional da sua área explicando de forma didática e altamente relevante uma das suas principais dúvidas.
Mesmo que o autor seja um anônimo para você, é bem provável que sua opinião mude a respeito desse profissional no momento que você reconhecer o quão bem ele domina a área e o quanto ele ajudou ao entregar informações valiosas.
Se você é um especialista e investe num blog de autoridade, poderá se conectar a um público extremamente qualificado: usuários que doam seu tempo pesquisando a respeito do seu tema e dedicando atenção ao que você publica.
Ficar bem posicionado nos resultados normais do Google é como encontrar água no meio do deserto. Você não paga pelos acessos e é visualizado pelo público mais qualificado: aqueles usuários que estão precisando da sua informação naquele exato momento.
Famoso pelo comportamento imediatista, o usuário digital espera encontrar a resposta pelo que busca nas primeiras posições de busca. Se ficar satisfeito, a pesquisa encerra ali mesmo, na página que conseguiu ser a 1a a ser clicada.
Um blog estratégico que se planeja para SEO normalmente não está na 1a posição de apenas 1 termo, mas vários. Afinal, não existe limite para um blog armazenar posts. Quanto mais posts bem otimizados, mais oportunidades de visitas orgânicas.
Anunciar está cada vez mais caro. E resultados orgânicos sólidos não se conquistam do dia para noite. Você precisa ser persistente por meses, anos..e até mais. Quem percebe o poder disso, atua concomitantemente.
Anúncios pagos são ótimos para visitas no curto prazo. Porém, quando a verba de mídia acaba, o anúncio fica offline. Já no orgânico, suas bases são fincadas no médio/longo prazo. E, mesmo que você pare de produzir, seu posicionamento tão pouco é perdido abruptamente.
Leads são contatos de potenciais clientes. Há quem diga que se a sua base de leads e de seguidores não está crescendo, seu posicionamento digital está morrendo.
Por outro lado, o custo para adquirir leads está cada vez mais alto uma vez que o mercado está continuamente amadurecendo, conquistando mais espaço, entrando mais e mais players, acirrando a concorrência e elevando o custo para o anunciante.
Depender exclusivamente de tráfego pago encarece sua estratégia e, por isso, diversificar com estratégias orgânicas é cada vez mais necessário.
Um blog para gerar leads permite escalar sua presença e aumentar sua base caso sua linha editorial esteja bem orientada, o design esteja voltado para conversão e tanto o blog como todo o conteúdo publicado esteja pautado pelas boas práticas de SEO (otimização).
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